Monday Readings

Monday Readings UX AI

Mais uma edição do Monday Readings: um copo de café + 30 minutos da manhã de segunda-feira + 5 links relacionados a design, tecnologia ou comportamento. Para começarem a semana inspirados :)

Monday, 29.07.13

#1

Parece óbvio, só que não.
Em um recente estudo da Localytics, descobriu-se que um em cada quatro aplicativos mobile nunca são usados depois do download e 26% deles não são usados mais do que uma vez. Ou seja, metade de todos os aplicativos são usados menos de uma vez. Uma das hipóteses levantadas por esse artigo é de que as marcas que desenvolveram esses apps estavam mais preocupadas em divulgarem suas marcas do que serem realmente úteis na vida das pessoas, resolver problemas e assim, agregar valor.

#2

O que acontece quando todo mundo começa a fazer seus próprios mapas?
Ferramentas online como a OpenStreetMap tem permitido qualquer um se tornar um cartógrafo. Mas o que significa na prática ter a possibilidade de criar seus próprios mapas, editando dados e apontando os locais de acordo com suas preferências? Cada vez mais os mapas têm deixado de ser apenas literais, mas também conceituais. Para Eric Steiner, ex-presidente da Sociedade Norte-Americana de Cartografia, o papel da disciplina tem se afastado da noção de representar o mundo com precisão para a de criação de uma representação simbólica do espaço.

Apesar das críticas de que o foco na personalização no mapeamento do mundo poderia levar a uma visão limitada das coisas: ao invés de se orientar no mundo, mapas online te levariam a orientar o mundo para si mesmo. Mas talvez, enquanto mapeamos os lugares que já conhecemos, nós também acabamos a aprender a mapear o que não temos.

#3

A rede social oculta
Quem nunca experimentou a sensação de estar familiarizado com um completo estranho? Pessoas que você vê todo dia no ônibus, na cafeteria ou no mercado em que faz compras todo sábado? Esses “estranhos familiares” fazem parte de uma rede social escondida na sociedade, e acabaram de ser objeto de estudo em Cingapura.

Ao analisar as interações passivas de 3 milhões de pessoas da rede de ônibus de Cingapura (55% da população da cidade), eles mapearam encontros dentro dos veículos em que dois indíviduos estavam presentes no ônibus ao mesmo tempo. O estudo verificou mais de 18 milhões de encontros desse tipo. Para Lijun Sun, que liderou o estudo, os dados sugerem que as conexões entre estranhos familiares se tornam mais fortes com o tempo. Dessa maneira, ver uns aos outros com mais freqüência aumenta as chances de que estranhos familiares se tornarão socialmente conectados.

#4

Qual seu genótipo nas redes sociais?
Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia está tentando provar que cada pessoa tem um conjunto fixo de interesses, o que eles chamam de genótipo nas mídias sociais, que determina o padrão de comportamento nessas redes. E uma vez que esse genótipo é descoberto, ele pode ser usado para prever o comportamento futuro desse indíviduo.

#5

A importância do concreto
Quando Steve Jobs apresentou o MacBook Air, ele tinha um monte de dados e estatísticas. Sobre velocidade, capacidade, memória, preço, tamanho… certamente impressionante, mas repetitivo e pouco estimulante. Então eles não os usou. Ele apenas disse: “Senhoras e senhores, o MacBook Air é o laptop mais fino do mundo”, e então ele o inseriu dentro de um envelope de papel pardo. Um computador dentro de um pequeno envelope de papel? Todo mundo entendeu na hora, o lançamento era quase inacreditável. Captaram a mensagem de uma maneira que número nenhum conseguiria explicar.

Mais um artigo inspirador do Dave Trott explicando por que números e fatos não dizem nada até darmos vida a eles. Até que encontremos um jeito de torná-los reais, para as pessoas de verdade.

E a imagem da semana foi criada por um senhor cego de 97 anos no MS Paint:

Anúncios

2 opiniões sobre “Monday Readings

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s